Viagem para Salta, Atacama e Uyuni

Novo blog sobre nossa viagem para Salta, Atacama e Uyuni

Planejando a próxima viagem (2013)

Estamos começando a planejar nossa próxima viagem, agradeçemos a quem puder ajudar com comentários e dicas.

1.Curitiba

Parte I:

Parte II:

Los Hermanos

Nada de rivalidade, arrogância e mau humor. O que vimos foram pessoas simples, educadas, gentis e prontas a ajudar. Em Caleta Olivia (Patagônia Hotel) fomos atendidos por uma Hermana de Buenos Aires que acabamos elegendo a mais simpática da viagem, pena não saber o seu nome. E o que dizer do caso da máquina fotográfica ? O pessoal do restaurante da A.M.S.A. (Asociacion Mutual de Suboficiales y Agentes de la Policia de la Provincia de Santa Cruz) foi de uma honestidade incomum. Quando eu conto que eles me pagaram pelas máquinas fotográficas que eu esqueci no restaurante, tem gente que não acredita. Como em qualquer lugar do mundo, é claro que existe o lado negativo, como o que encontramos na província de Misones, já perto do Brasil. Policiais rodoviários digamos, não muito corretos. Dos Hermanos Chilenos, fora a simpatia, a lembrança que fica é a festa por terem ganho a primeira partida oficial da Argentina, o que acabou provocando a volta de Maradona à seleção. Sem brincadeira, muita sorte ao Dieguito !

Chile, "Posto de Gasolina" em Cancha Carrera

Saindo de Torres del Paine a caminho de El Calafate paramos neste "Posto de Gasolina" em Cerro Castillo (Chile), próximo de Cancha Carrera (Arg).

Argentina, fábrica de chocolate em Bariloche

Hotéis

Alguns hotéis onde ficamos e podemos indicar.

Onde Porto Alegre
Preço 239 Pesos
Estacionamento Não
Email patagoniahotel@mcolivia.com.ar
Observação Bom hotel com excelente atendimento
puertomadryn_samayhuasi

Nome Apart Hotel Austral
Preço 230 Pesos
Site www.apartaustral.com
Observação Bom hotel e ótimo atendimento
ushuaia_dondiogo

Ushuaia - Don Diego

Onde Puerto
Nome Don Diego
Preço 220 Pesos
Estacionamento Não
Site
Observação Hostel simples com ótimo atendimento. O Diego está na foto e é muito atencioso.
Punta Arenas - Plaza Hotel

Onde Punta Arenas
Nome Plaza
Preço 65.000 Pesos Chilenos
Site www.hotelplaza.cl
Observação Central e boa relação custo x benefício
puertonatales_domguillermo

Puerto Natales - Dom Guillermo

Onde Puerto Natales (Chile)
Nome Dom Guillermo
Preço 25.000 Pesos Chilenos
Estacionamento Sim (poucos carros)
Observação Bom Hostel e bom atendimento

Nome Los Manzanos
Preço 110 Pesos
Site www.cabaniaslosmanzanos.com.ar
Observação Cabana com ótima estrutura e uma vista fantástica. O que mais gostamos na viagem.
Onde Mendoza
Nome Ibis
Preço 166 Pesos
Estacionamento Sim
Internet WIFI com cartão, muito caro
Site www.accorhotels.com.br/guiahoteis/Ibis/hotel_main.asp?cd_hotel=256
Observação Canana com ótima estrutura e uma vista fantástica. O que mais gostamos na viagem.
Onde Villa Maria
Nome Samarán Suites
Preço 210 Pesos
Site www.5900.com.ar/samaransuites
Observação Hotel novo, bom e bom preço
Onde Pato Branco
Nome Loriza
Preço 123 Reais
Estacionamento Sim, para poucos carros
Site www.hotelloriza.com.br
Observação

Os preços podem variar de acordo com a época do ano e tipo de acomodação, que na maioria dos casos foi matrimônio (casal). Em alguns casos o tipo de pagamento também influencia, pagar em en efectivo (dinheiro vivo) fica mais barato.

Trajeto Realizado

Clique no mapa para ampliar e consultar o trajeto realizado. Em vermelho as localidades onde paramos para dormir.
realizado

28 30/Out Qui 856 Ponta Grossa 20.884
29 31/Out Sex 439 Curitiba 21.323

14.805

A distância entre as localidades desta tabela não são exatas porque estão incluídos os Kms rodados para visitar as atrações, passeios, parques, etc.

Lembrança dos Amigos

Os amigos do Pedro fizeram arte para desejar uma boa viagem e fica aqui o registro. Obrigado Prof e amigos.

porto8

porto71

porto6porto5porto4

porto2

porto1

Culinária Patagônica

Uma das delícias de conhecer novos lugares é experimentar novos sabores, é mergulhar na culinária local. Alguns exemplos do que gostamos nesta viagem.

Cordeiro Patagônico

O Cordeiro Patagônico era nossa maior curiosidade e respondeu as expectativas. Restaurantes como esse em Ushuaia assam o cordeiro na “vitrine” e funcionam com preço fixo, ou seja, coma quanto conseguir.

Sorvete de Calafate

Calafate é uma fruta que dá nome a uma das mais conhecidas cidades da patagônia (El Calafate) e além de ser usada em geléias e doces é também famosa e exelente como “helado” (sorvete). Apesar de não ser época da fruta, conseguimos encontrar em alguns restaurantes.

Truta

A primeira das trutas no mais badalado dos restaurantes de Bariloche, Familia Weiss. Eu provei o Cervo com molho de framboesa (sem foto) que não saia da minha cabeça desde a primeira vez que estive em Bariloche mas a experiência não foi a mesma.

A melhor das Trutas

Esta foi a melhor das trutas que comi, em um restaurante com linda vista para o lago em Villa Angostura. Além do visual havia um tipo de gavião que vinha muito próximo das mesas, ainda mais depois de colocarmos pedaços de carne e pão em uma mesa próxima. O Pedro chamava o bicho de amigo.

Bife de Chorizo

No mesmo restaurante de Villa Angostura um otimo bife de chorizo.

culinaria6

Já fora da patagônia, em Mendoza, mais um bife de chorizo com papas fritas.

Bife Apimentado

No mesmo restaurante de Mendoza comi um exelente bife de lomo apimentado, um show.

Outras maravilhas da culinária Argentina que provamos foram as empanadas, os inúmeros tipos de alfajores, chocolate, centolla, foundue e não se pode esquecer dos exelentes vinhos e cervejas. É uma viagem à parte.

Quase 15.000 Km depois

Depois de sair de Villa Maria, seguimos em direção da Missão de San Ignácio, nossa última atração prevista. A intenção era dormir em Paso de los Libres, na divisa com o Brasil, mas a qualidade dos hotéis nos fez cruzar a fronteira e dormir em Uruguaiana.

Chegando a Paso de los Libres

No dia seguinte seguimos viagem já com muita atenção aos policiais Argentinos que aumentam muito nesta região. Demorou mas aconteceu, fui parado e o policial começou a ladainha, documento, cabo, primeiros socorros, blá blá blá. Respondi que tinha todos os documentos e equipamentos de acordo com informações do consulado no Brasil. Invocou com o extintor, segundo ele era muito pequeno para o tamanho do carro. Quando percebeu que eu não ia oferecer nada, pediu uma trocado para a “Coca”.

Missão de San Ignácio

Antes de cruzar a fronteira em Bernardo de Irigoyen mais uma “conversa” com os policiais. A chegada na aduana não é muito simples e entrei na contra mão. Depois de corrigir o erro e dar uma volta para chegar na aduana, o policial que eu acreditava ser apenas responsável pelos documentos de imigração me informou que me daria uma “infração” por entrar na contra mão. Achei estranho mas ele me disse que era “uns” 50 reais. Acho que o valor varia dependendo da cara do sujeito, da minha no caso. Depois de carimbar os passaportes ele me pediu para pagar a infração e informei que não tinha muito dinheiro, então ficou por 14 pesos.

Seguimos até Pato Branco onde dormimos e na sexta (31) chegamos em Curitiba, não sem antes levar um grande susto. A poucos quilômetros do Parque Barigui o pneu do caminhão que eu comecei a ultrapassar explodiu e eu afundei o pé no freio para não passar sobre os restos. A caminhonete que vinha atrás não conseguiu frear e bateu no carro, mas não foi praticamente nada e seguimos viagem, ou melhor, finalizamos a viagem. Nos poucos mais de 400 Km entre Pato Branco e Curitiba, o absurdo pedágio que pagamos superou todos os pedágios pagos na Argentina, onde as estradas são melhores.

A viagem acabou, mas não as informações. Nos próximos posts pretendo incluir informações sobre o trajeto realizado e outras informações.

Aproveito para agradecer aos amigos que ajudaram ou simplesmente torceram e nos acompanharam nesta aventura. Um grande abraço ao Silvio e Estela que tanto ajudaram, ao Jorge da Nutrimental e Eugênia do Mesa de Bar que nos apoiaram, ao Fernando que ajudou na preparação do projeto, ao Caio, Fábio, Júnior, Victor e amigos da QLA que ajudaram com o Notebook e todos aqueles que participam dos fóruns respondendo minhas questões.

Mendoza

Mendoza tem mais de 110 mil habitantes e obras na avenida principal tornam o transito muito ruim no centro da cidade. Nas proximidades da cidade estão as “bodegas” e várias delas permitem a visitação, então lá fomos nós.

Maravilhas de Mendoza

A região de Mendoza, com muitas horas de sol e água que vem dos picos nevados dos andes é privilegiada para obtenção de ótimos vinhos. Nas visitações, depois de muitas informações sobre a produção, vem o melhor, a degustação. Na bodega da Família Bonfanti fomos muito bem atendidos. Por ser uma bodega menor eram poucas pessoas na visita e a qualidade do atendimento foi nota 10. Já na mais famosa e grande bodega Norton o atendimento não é o mesmo. Uma dica é visitar bodegas menores.

Familia Bonfanti

Família Bonfanti

Na cidade de Mendoza e localidades próximas as árvores são uma atração à parte.

Estrada tipica da região

Estrada típica da região

Promessa cumprida, levamos o Pedro para visitar o ótimo Zoo da cidade.

O Condor de perto é bem feinho

Após a visita ao Zoo, apontamos para o Brasil e seguimos até Villa Maria. Muitos kms ainda nos esperam.